quinta-feira, 4 de outubro de 2007

4 de Outubro Dia Mundial do Animal

Porque se comemora o dia do animal a 4 de Outubro?

É comemorado a 4 de Outubro por ser o dia de São Francisco de Assis conhecido como patrono dos animais e do meio ambiente.

Quem foi São Francisco de Assis?

São Francisco de Assis, nasceu em Itália, em Assis, em Setembro de 1181 e morreu em Outubro de 1226, tendo sido canonizado pela Igreja Católica em 1228.
Devido ao seu amor, protecção e respeito pela natureza, ficou mundialmente conhecido como patrono dos animais e do meio ambiente.
A Igreja Católica costuma realizar cerimónias em honra dos animais próximo da data de 4 de Outubro.

Qual é a origem do Dia Mundial do Animal?

A origem remonta a 4 de Outubro de 1226, data da morte de São Francisco de Assis.

Já no séc. XX, precisamente em 1929, foi declarado o dia da morte de São Francisco de Assis como dia Mundial do Animal, a quando do Congresso de Protecção Animal realizado em Áustria.

Em Outubro de 1930, foi celebrado pela primeira vez o Dia Mundial do Animal.

A 15 de Outubro de 1978 foram registados os direitos dos animais através da aprovação da Declaração Universal Dos Direitos dos Animais pela UNESCO.

Como se comemora o Dia Mundial do Animal?

O Dia do Animal é comemorado a 4 de Outubro em mais de 45 países desde 1930.
Em Portugal e nos últimos anos, associações de defesa animal juntamente com algumas câmaras municipais têm organizado diversos eventos e campanhas de adopção para comemorarem este dia.

Nós seres individuais, a melhor forma de homenagear e lembrar este dia é não esquecer, não só nesta data mas todos os dias, que existem muitos animais explorados pelo homem e que podemos e devemos contestar as atrocidades feitas aos animais.

Podemos e devemos transmitir cada vez a mais pessoas o que inocentes vítimas, cães, gatos, aves, répteis, animais selvagens e outros, sofrem em laboratórios, matadouros, circos, touradas e recentemente contrariarmos fenómenos como a luta de cães e o desenvolvimento da puppy-mills.

Podemos começar a participar de forma activa contribuindo para que num futuro próximo se possa respeitar cada vez mais a Declaração Universal Dos Direitos dos Animais.

Aderirmos a iniciativas de organizações de defesa e protecção animal, a realizar não só neste dia.

O que posso fazer mais pelos animais?

Recorda que os animais não se podem defender sozinhos e que muitos são os crimes a que são submetidos, todos os dias, em qualquer parte do globo.
Não permitas que isso aconteça a teu lado. Denuncia.

Não deixes de ajudar um animal que precise, não permitas o abandono. Denuncia.

Colabora voluntariamente junto de associações de protecção animal da tua área de residência, toda a ajuda é bem vinda e os animais ficar-te-ao gratos para toda a vida.

AJUDA A AJUDAR-NOS.

1 comentário:

Anónimo disse...

É com muito gosto que me inscrevi como voluntária nesta associação. Adoro animais, e não gosto de os ver sofrer, porque não merecem.